Próximo reitor(a) da Unirg poderá ser escolhido pelo chefe do Executivo em lista tríplice com os nomes dos três melhores colocados na eleição

Seguindo exemplos de outras Universidades como a Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS), em que o Governo do Estado do Tocantins nomeia os ocupantes dos cargos de Reitor(a) e de Vice-Reitor(a), após receber lista tríplice, foi votado e aprovado em primeiro turno na Câmara Municipal de Gurupi, a Proposta de Emenda à Lei Orgânica do Município que regulamenta o modelo de eleições da Universidade de Gurupi (UNIRG). Devido ao recesso na Câmara Municipal, a próxima votação deverá acontecer no mês de fevereiro de 2024.
A mudança na organização administrativa da Unirg, em especial, na questão da eleição para reitor(a) e vice-reitor(a) pegou de surpresa a comunidade acadêmica da instituição e está sendo alvo de debates e reuniões virtuais como uma que acontecerá às 19h desta quinta-feira, 21, no Google Meet.
Conforme o Artigo 127-E da Proposta de Emenda à Lei Orgânica do Município, o reitor(a) e vice-reitor(a) serão escolhidos pelo(a) Chefe do Poder Executivo, a partir de lista tríplice composta pelo resultado das eleições, com votação uninominal, contemplando o primeiro, seguindo e terceiro colocado, encaminhada pelo Conselho Superior ou outro órgão máximo de representação da Universidade.
A Universidade de Gurupi (UnirG) é uma Instituição Pública Municipal de Ensino Superior mantida pela Fundação UnirG, entidade de direito público. O que isso significa? Ela foi criadas em 1985, quando ainda se permitia uma instituição pública receber mensalidades, porém sem fins lucrativos.