Prefeitura de Gurupi realiza 11ª Conferência Municipal da Assistência Social para debater os 20 anos do SUAS

 Prefeitura de Gurupi realiza 11ª Conferência Municipal da Assistência Social para debater os 20 anos do SUAS

Nesta terça-feira, 10, a Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realiza a 11ª Conferência Municipal da Assistência Social, com o tema central "20 anos do SUAS: Construção, Proteção Social e Resistência" e reuniu representantes do poder público, sociedade civil, trabalhadores do SUAS e usuários da política de assistência social para avaliar, discutir e propor avanços na área.

A secretária municipal de Assistência Social, Rayane Nascimento, destacou a importância de discutir as duas décadas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Ela lembrou que, antes do SUAS, a assistência era vista apenas como ação de caridade, sem garantia de direitos. "O SUAS é resistência. Em 20 anos, enfrentou instabilidade no repasse de recursos, mudanças legislativas e o aumento da pobreza e da desigualdade. Ainda assim, se manteve firme, promovendo dignidade humana, solidariedade e justiça social", enfatizou.


Rayane também ressaltou o papel da gestão da prefeita Josi Nunes no fortalecimento da assistência social no município. "Avançamos com seriedade e compromisso. Ampliamos equipamentos, criamos o Cartão Acolhe Gurupi, levando segurança alimentar e nutricional para mil famílias em situação de vulnerabilidade. Nada disso seria possível sem o comprometimento da nossa gestão", reforçou.

Políticas públicas que geram transformação


Representando a prefeita Josi Nunes, a secretária de Saúde, Luana Nunes, reforçou a importância da atuação do município na promoção da equidade social. "Mais de 4 mil famílias são beneficiadas pelo Bolsa Família em Gurupi, e outras mil pelo Acolhe Gurupi, que além de transferir renda, gera oportunidades de capacitação, assim promovendo a dignidade", afirmou.

Luana destacou que a Conferência é um espaço para ouvir, refletir e melhorar. "É o momento de propor ideias que nos ajudem a enfrentar a desigualdade e transformar a realidade de quem mais precisa."

Escuta e participação social


A presidente do Conselho Municipal da Assistência Social, Janelma Santana, explicou que a Conferência é parte do processo preparatório para as etapas estadual e nacional. "É um espaço democrático e de escuta. Um momento em que governo, sociedade civil, entidades e usuários do SUAS se reúnem para construir juntos propostas que fortaleçam e aprimorem a política de assistência social no nosso município e no Brasil", pontuou.



Voz da comunidade


Durante o evento, os próprios usuários dos serviços socioassistenciais compartilharam suas experiências. Santana Alves, de 55 anos, assistida pelo CRAS do setor Vila Nova, destacou a importância de participar da Conferência. "É um momento muito importante pra gente que faz uso dos serviços", comentou.

A autônoma Rosimeire Pereira também participou. Ex-beneficiária do Bolsa Família, ela ressalta o valor do conhecimento. "Aceitei o convite para entender melhor essa política e, assim, poder ajudar outras pessoas que, como eu, precisam dessas políticas para melhorar de vida", comentou.

Construção coletiva de propostas


Durante a 11ª Conferência Municipal da Assistência Social, os participantes debaterão três eixos fundamentais para o fortalecimento do SUAS:

Eixo 1 Universalização do SUAS: acesso integral com equidade, respeito às diversidades
Aperfeiçoamento contínuo do SUAS: inovação, gestão descentralizada e Valorização profissional.

Eixo 2 Integração de Benefícios e Serviços Socioassistenciais: fortalecendo a proteção social, segurança de renda e a inclusão social no Sistema Único de Assistência Social (SUAS)

Gestão democrática, informação no SUAS e comunicação transparente: fortalecendo a participação social no SUAS

Eixo 3 Sustentabilidade Financeira e Equidade no Cofinanciamento do SUAS.

Por: Heliana Oliveira – Secom Gurupi

Fotos: Lino Vargas